Tratamento de halux valgo, quais os mais seguros?
Popularmente conhecido como joanete, o halux valgo consiste em uma deformidade que afeta o primeiro metatarso. Esse desvio faz com que o dedão do pé se projete para parte de dentro, podendo até mesmo se posicionar abaixo dos outros dedos do pé.
Essa deformidade pode resultar em sintomas intensos para o paciente, causando dor e desconforto ao caminhar ou utilizar determinados tipos de calçados. Por esse motivo, o tratamento dessa condição é fundamental para aliviar esses sintomas e recuperar a qualidade de vida para o paciente.
O joanete pode ser causado por diversas razões, sendo as mais comuns:
- Fatores biomecânicos;
- Fatores congênitos;
- Fatores metabólicos;
- Traumas;
- Condições como a gota artrite reumatoide;
- Distúrbios neuromusculares;
- Afrouxamento ligamentar;
- Utilização frequente de sapatos muito apertados.
Além da dor localizada na região da protuberância óssea, o paciente com halux valgo também pode relatar bursite abaixo da articulação metatarsofalangiana, formação de calos e inflamação da pele.
O diagnóstico dessa deformidade envolve a avaliação clínica feita pelo médico e a identificação de possíveis condições, como o pé chato ou metatarso aduzido. O médico também pode solicitar a realização de exames de imagem a fim de avaliar a lesão de forma mais precisa e determinar o melhor tratamento.
Tratamentos para halux valgo
O halux valgo, o ou joanete, pode ser tratado de diferentes formas, sendo:
Tratamento conservador
Nesse caso, o objetivo do tratamento é resolver os sintomas causados pela deformidade. Com isso, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos para alívio da dor e da inflamação e a utilização de órteses ou palmilhas específicas.
Também é necessário utilizar calçados confortáveis e que não exerçam nenhuma pressão sobre o local afetado, a fim de reduzir a dor e facilitar a mobilidade do paciente. Embora essa abordagem consiga aliviar de certa forma os sintomas, dificilmente conseguirá revolucionar o problema.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia para halux valgo é indicada nos casos onde a protuberância óssea causa desconforto e dor no paciente e também impede a realização de determinadas atividades. Realizada através de uma abordagem minimamente, a cirurgia para halux valgo é indicada quando o tratamento conservador não conseguir resolver os sintomas e o paciente ainda relata muito desconforto e dor.
Para obter o melhor tratamento para o seu halux valgo é necessário buscar a orientação de um médico de confiança para uma avaliação precisa e um acompanhamento adequado com especialista.
Dúvidas?
Escreva @DraAnaPsimoes
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.