Quais as causas da canelite?
A canelite ( síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia) é um termo genérico utilizado para se referir a dores na região da canela durante a prática de exercícios ou a intensificação das atividades. Ela se refere à síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite, consistindo em um processo inflamatório próximo da dos músculos, tendões ou ossos da canela.
O principal sintoma dessa condição é a dor na região da canela, principalmente na parte interna da perna. Em alguns pacientes, essa condição também pode provocar inchaço e sensibilidade na região. Na maioria dos casos, a canelite é provocada pelo estresse na estrutura da canela, principalmente por conta de exercícios físicos de repetição ou exacerbadamente intensos.
Embora seja muito comum em indivíduos que iniciaram as atividades físicas ou que intensificaram o seu treinamento, a canelite não se restringe às pessoas sedentárias. Na verdade, ela se relaciona ao período de adaptação das estruturas presentes na canela à nova demanda de atividades. Isso quer dizer que até mesmo atletas profissionais de alta performance podem sofrer com a canelite, principalmente os que praticam corridas de rua.
Ela também pode ser causada pela falta de firmeza dos músculos, envelhecimento natural das estruturas, uso de sapatos inadequados para a prática de exercício, excesso de pronação dos pés, entre outros motivos.
Para evitar essa e outras condições, é muito importante que a rotina de treinos seja acompanhada por um profissional especializado e de confiança, que ajude a determinar as necessidades e os limites do corpo a fim de prevenir lesões.
Embora na maior parte dos casos esse processo inflamatório seja de fácil tratamento, os quadros mais graves de canelite podem evoluir para uma fratura por estresse, onde o paciente pode sentir uma dor mais intensa e localizada.
Esse tipo de lesão precisa da orientação de um médico ortopedista e interrupção das atividades até que o diagnóstico correto seja determinado, e o melhor tratamento seja prescrito.
Como é o tratamento da canelite?
A canelite é relativamente simples de ser tratada é necessário que o paciente adeque a sua rotina e volume de treinamento para que o seu organismo tenha tempo hábil para se adaptar.
Quando o problema se torna crônico, o tratamento pode ser um pouco mais complexo. Por essa razão, diante do aparecimento dos sintomas, é necessário buscar ajuda e orientação de um médico para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. O médico também pode prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e recomendar um acompanhamento fisioterapêutico para tratar a inflamação e fortalecer a musculatura e demais estruturas da região.
Não esquecendo sempre de descartar problemas metabólicos e nutricionais
Agende sua avaliação : 11 25079021 ( WhatsApp)
Bons treinos Valentes!
@draanapsimoes
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.