Ossos a mais se desenvolvem nos pés e causam dores e incômodo na região
Você sabia que algumas pessoas tem ossos acessórios? Veja aqui quais são os ossos a mais comuns no corpo. A maioria dos livros de anatomia descrevem que o corpo humano tem 206 ossos. Isto pode ser verdade em geral, mas a realidade é que o número de ossos varia de indivíduo para indivíduo. Algumas pessoas têm ossos extras e a grande parte desta variação ocorre nos pés, que nessa região contam com cerca de um quarto dos ossos de todo seu corpo.
A maioria dos ossos adicionais no corpo são chamados de ossículos acessórios. Embora existam diferentes localizações possíveis para esses acessórios se desenvolverem no pé, vamos discutir os locais mais comuns:
Navicular ossos acessórios
Encontrar um não é incomum. Vê-se em aproximadamente 5% da população. Ela representa um dos dois centros de crescimento do osso navicular (ou centros de ossificação), a parte de cada osso que endurece a partir de cartilagem na infância. É encontrado na parte medial do pé, perto do osso navicular antigamente chamado de escafoide. Existem várias localizações e tamanhos diferentes que este ossículo pode assumir. Algumas vezes, o volume causa bastante dor na região.
O motivo mais comum dos dois centros não conseguirem se unir é um tipo de pé excessivamente achatado, (o pé plano flexível). Geralmente porque o maior tendão que evita o pé chato, o tibial posterior, se insere nesta parte do osso navicular. Se o pé desaba mais do que deveria, o tendão o puxa excessivamente, por vezes, evitando a fusão dos dois centros de crescimento.
A condição pode geralmente ser diagnosticado com raio-X ou tomografia óssea, e é preciso ter cuidado para diferenciar de outras condições (como fratura, certos tipos de artrite, e ruptura do tendão tibial posterior).
Para que a dor que resulta da pressão (atrito) entre o sapato e o osso regrida pode-se redistribuir o peso. Para a dor que resulta de uma tração excessiva do tendão tibial posterior, lança-se mão de imobilizar o tendão com bandagens ou órteses.
Envolvimento cirúrgico é reservado para pacientes não-responsivos, e geralmente envolve a remoção do osso navicular acessório. Se o tendão tibial posterior foi comprometido, pode ser necessário para redirecionar ou recolocá-lo. Se o pé é torto ou não funcionar normalmente devido a ser excessivamente achatado (plano), pode ser necessário endireitar ou realinhar o pé.
Os Trigonum
Ocorre apenas em uma parte diferente do pé. Assim como o navicular acessório representa uma parte do osso que nunca se uniu com o osso navicular, o os trigonum é uma porção de osso (o tubérculo lateral) que nunca se fundiu com a porção principal do osso do tornozelo (tálus).
Esta condição é bastante comum – alguns autores relatam a sua presença em metade de todas as pessoas, mas os sintomas geralmente só se desenvolvem quando o fragmento ósseo do tornozelo interfere com o movimento articular.
Deve ser tomado cuidado para diferenciar a condição de um tubérculo fraturado (conhecida como uma fratura de Shepard) e tendinite de tendões que passam na região. O tratamento utiliza medicamentos anti-inflamatórios e injeções de esteroides, mudanças nas atividades (alguns movimentos e atividades causam sintomas mais do que outros) ou remoção cirúrgica do pedaço de osso acessório.
Peroneum
É um pequeno osso que, por vezes, é visto na borda do osso cuboide e está intimamente associado com o tendão fibular longo na lateral do pé. Ele está intimamente associado com o tendão fibular longo que se dirige ao redor e sob o osso cuboide, através da parte inferior do pé para a base do primeiro dedo do pé. O osso acessório ajuda a redirecionar a força do tendão fibular longo.
Deve ser diferenciado de um osso fraturado no cuboide. O tratamento raramente é necessário, pois estes ossos raramente são problemáticos. Eles podem ser removidos cirurgicamente, se necessário.
Vesalinum
O sistema operacional de os Vesalinum é bastante semelhante ao navicular acessório e os trigonum, só que ocorre em um osso diferente e em outra parte do pé. Neste caso, a condição ocorre na porção lateral (exterior), numa área conhecida como a base do quinto metatarso.
Mais uma vez, esta condição representa uma pequena parte do osso que não se uniu com o osso principal, neste caso, o quinto dedo. Deve ser tomado cuidado para diferenciar a condição de uma fratura do quinto metatarso e uma ruptura do tendão que fixa o osso nesta área.
O tratamento geralmente consiste no uso de medicamentos anti-inflamatórios, injeções de esteroides, órteses para reposicionar o pé e retirar a pressão da região que tem o osso a mais e mudanças nas atividades (alguns movimentos e atividades causam sintomas mais do que outros) ou remover cirurgicamente o osso.
Existem outras localidades de ossos acessórios não só no pé, mas também no corpo todo. Isso não impede de levar uma vida normal ou praticar esportes, basta adaptar a modalidade evitando o excesso de pressão e atrito na região onde se tem o osso a mais.
Artigo originalmente publicado em: Globo Esporte.
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.
Eu tenho um osso a mais na minha lombar,na parte da direita que força a coluna para a esquerda,procuro a respeito na internet mas não acho nada,poderia falar sobre?
Lógico que posso falar! Segue meu telefone para agendar a consulta para que eu possa te examinar e ver todos seus exames: Telefone: (011) 2507-9021 e WhatsApp: (011) 94006-5262
Minha filha tem onze anos!!
Ela tem ambos os pés planos…ao decorrer do tempo passou a sentir muitas dores, e fui a um ortopedista e através de exames foi diagnosticado os seguintes “problemas”… Ossiculo navicular tipo 2, neuropatia de baxter e foi retirado tumor cartilaginoso no peito do pé… E continua a surgir volumes de ossos em ambos os pés tanto do lado de fora quanto o de dentro…o que podem falar em sobre isso?
Lógico que posso falar! Segue meu telefone para agendar a consulta para que eu possa te examinar e ver todos seus exames: Telefone: (011) 2507-9021 e WhatsApp: (011) 94006-5262
Olá, Dra. Ana Paula.
Sinto muitas dores no calcanhar, um diagnóstico anterior sugeriu esporão do calcâneo, porém, em resultado recente de radiografia diz que eu tenho ossículo acessório trigonum. A dor é tanta que as vezes não consigo pisar o pé, ou parece que ele “trava”, pode me orientar por favor?
Ola doutora!
Pode me ajudar? Estou com uma dor no dorso do meu Pe, mais precisamente na lateral, uma dor que queima parecendo que algo caiu e lesionou o osso, mas nada caiu , não torci o pé e ele esta inchado e doe muito principalmente a noite quando passo as mãos parece que o osso cresceu parece um calombo muito estranho!!
Oi Kleia,
Terei o maior prazer em te ajudar sim! Agende uma consulta (pela internet é impossível sem te examinar).
Tem várias coisas a serem feitas sim, mas cada paciente é um ser único e além de tocar em você preciso também ver exames de imagem na maioria das vezes. No meu site tem os endereços e telefones. Só ligar e agendar uma consulta escolhendo a localização e horário do seu maior conforto.
Abraço!
Bom dia, Doutora.
Eu tenho no pé : Sesamoide do navicular proeminente, o ortopedista disse que é caso de cirurgia, mas pediu pra eu usar uma palmilha ortopedica com apoio do arco longitidiano, Como é a recuperação no caso se eu fizer a cirurgia e quanto tempo pra voltar as atividades normais?
Oi Carol,
Para te responder tudo isso preciso te ver, te examinar e analisar seus exames. Pela internet é impossível responder, pois o ser humano é muito especial e individual. No meu site tem os endereços e telefones. Só ligar e agendar uma consulta escolhendo a localização e horário do seu maior conforto. Aguardo seu agendamento.
Abraço!
Minha namora nasceu com um problema nas pernas, ela tem uma certa deformaçao nas pernas e no pe, os tendoes dela nao desenvolveram, e ela sente dores ao ficar na ponta do pe ou forçar muito, gostaria de saber se esxiste alguma coisa q melhore isso, fisioterapia ou remedio, o problema vai alem disso mas esse seria o principio. Obrigado!
Oi Flávio,
Sim! Existem várias coisas que ajudam! Veja no site meus contatos para agendar sua consulta para eu passar mais detalhes.
Olá Dra.
Eu desenvoli um osso acessório perto do navicular do pé. E dói muito… Preciso saber se a cirurgia é perigosa. Obrigada.
Oi Dany,
Só posso responder por mim. Em nenhum dos MEUS casos tivemos complicações. Veja no site os telefones e agende uma consulta para conversarmos.
Boa tarde, eu tenho o osso acessório navicular , e sempre que fico muito tempo de pé ou corro muito e faço atividade física dói me .
Deram me em solução parar sempre que essa dor começar e por voltaren e andar com uma meia elástica sempre que necessário.
Também me recomendaram umas palmilhas para levantar a zona que me dói.
Mas sinto que não posso levar a minha vida assim porque vai me influenciar em tudo queria saber se há mais alguma solução para este problema e em que consiste a cirurgia.
Aguarda a resposta , obrigada
Oi Mariana,
Terei o maior prazer em te responder tudo isso na consulta (pela internet é impossível sem te examinar). Tem várias coisas que podem ser feitas. Mas cada paciente é um ser único e além de tocar em você preciso também ver exames de imagem na maioria das vezes.
No meu site tem os endereços e telefones. Só ligar e agendar uma consulta escolhendo a localização e horário do seu maior conforto.
Abraço!
Tenho o acessório navicular nos dois pés sinto muita dor nas solas dos pés incha muito e doi esses ossos será que posso operar ou não é preciso?
Lógico que pode!
Segue meus telefones para que eu possa te examinar e conversaremos sobre isso e todas as suas dúvidas!
Olá Dra. Ana Paula,
Eu fui diagnosticado com uma presença de osteofito em extremidade distal e medial da falange proximal do hálux esquerdo. Por favor me ajude a entender como eu poderia tratar este osteófito, pois sinto dores q deixei de praticar exercícios por conta disto.
Obrigado!
Lógico que ajudo!!
Veja no site meus contatos para marcar a consulta.
Boa noite Dra.Ana Paula,sou portadora de charco marie tooth,Quebrei o meu pé mais ou menos no meio como tenho charco nao posso engessar por muito tempo ele esta colando torto a possibilidade de me atrapalhar andar?
Olá Cláudia! Cada paciente é único. É difícil te dar um diagnóstico sem antes te examinar. Por favor, veja os telefones aqui no site e marque uma consulta para eu avaliar seu caso. Abraço!
Bia noite Dra. Ana. Conhece algum profissional especialista em pés no Ri de Janeiro? Tudo indica que tenho um osso acessório navicular. Fiz um raio x há alguns anos e apareceu este osso, e hj voltou a doer bastante.
Obrigada
Conheço sim:
– Dr. Felipe Delocco;
– Dr. José Cohen
– Dr. Frederico carvalho
Quando estiver em consulta, avise que fui eu quem indicou!
Boa noite
Dr.Paula Simões.
Fui diagnósticada com presença de osso acessório trigono .
Qual o tratamento para este problemas
Existe a possibilidade de ter algum problema grave, como perder a mobilidade dos pés
O que devo fazer.
Obrigada.
Olá Ieda, tudo bem? Cada paciente é único. Para te dar essa resposta preciso te examinar e entender as particularidades do seu caso. Por favor, veja os telefones aqui no site e agende uma consulta para tratarmos disso. Abraço!
Boa noite Dr.
esse foi o resultado da tomografia da minha mão
gostaria de saber se é caso de cirurgia?
se sim, gostaria de indicaca5de um cirurgião de mão no RJ.
Desde já agradeço.
sinais de osteopenia
osteofitos marginais incipientes dos metacarpos e falange distais
pequenos fragmentos ósseos junto a cabe8do 2° e 5○ metacarpos, podendo estar associados a ossiculos acessorios
redução do 2° 3° 4° espaços
articulares carpo-metacarpianos, com discretas pontes óssea entre o trapezoide e a base do 2° 3° metacarpos.
partes moles sem alterações expressivas
ausência de derrame articular significativas.
Nosso especialista em mão é o Dr Gustavo Campanholi. Ligue no telefone do Instituto Reaction (que está no rodapé do site) e agende uma consulta. Abraço!
percebi na minha filha um ossinhos no pe esquerdo . não consegui identificar que tipo e. Claro vou leva-la ao médico. ela tem 4 anos. tenho e Do de não ser so um osso acessório
Olá Daniela boa tarde! Veja os telefones aqui no site e marque uma consulta para poder examiná-la. Será um prazer ajudar! Abraços!
Minha filha tem 8 aninhos e os dois pés dela o quinto metatarco cresceu dos dois pés e as vezes doi pode mim ajudar?
Olá Lilian! Cada paciente é único, preciso examinar seu filho! Marque uma consulta nos telefones aqui estão aqui no site. Será um prazer ajudar! Abraços!