Lesão Ligamentar de Tornozelo

Geralmente ocorre durante uma entorse ou torção de tornozelo, a lesão ligamentar de tornozelo é bastante comum, tanto entre praticantes de esportes que envolvam giros, mudanças bruscas de aceleração, dribles, etc., quanto entre pessoas não desportistas. De forma simplificada, essa lesão acontece quando o pé permanece preso ao solo e o restante do corpo segue outra direção.

Dependendo da intensidade do movimento e da gravidade, uma entorse pode resultar em uma fratura, lesão ligamentar, cartilaginosa ou lesão nos tendões. Isso vai depender da quantidade de energia cinética e da posição do tornozelo.

No momento imediato após a entorse, o paciente pode apresentar:

· Dor intensa no local da lesão;
· Perda de mobilidade;
· Edema ( Inchaço)
· Incapacidade de sustentação.

A melhor medida imediata é aliviar a carga sofrida, suspender o membro lesionado e aplicar compressas frias no local (sem que haja contato do gelo com a pele, para evitar queimaduras). Feito isso, é necessário buscar a ajuda médica para uma melhor avaliação da gravidade da lesão e para que seja indicado o melhor tratamento.

A lesão ligamentar do tornozelo pode ser classificada de três formas distintas:

Grau 1: é quando acontece uma entorse mais leve, e mesmo que haja dor e inchaço, as estruturas permanecem íntegras e com a sua total capacidade funcional;

Grau 2: nesse tipo de lesão, o ligamento sofreu uma ruptura parcial, e a estabilidade do tornozelo está prejudicada. Com isso, o paciente apresenta uma certa dificuldade para manter a articulação estável, mas ela ainda consegue receber alguma carga;

Grau 3: nesse caso, o ligamento sofreu uma ruptura total, e o paciente não consegue andar, apresenta dor intensa e sensação de falseio.

Como é feito o diagnóstico da lesão ligamentar de tornozelo?

No consultório, o médico irá realizar uma avaliação clínica do paciente, além de verificar os sintomas apresentados. Para que a condição seja diagnosticada corretamente e sejam eliminadas as lesões associadas (luxação de tendões; lesão na cartilagem; ruptura da membrana articular, entre outras), o médico pode solicitar a realização de alguns exames de imagem, como:

· Raio-X: esse exame ajuda a eliminar a possibilidade de fraturas na região;

· Ressonância magnética: é o melhor exame para o diagnóstico de lesão ligamentar de tornozelo. Através das imagens obtidas, o médico consegue visualizar com bastante clareza todas as estruturas do tornozelo, e com isso, determinar o diagnóstico e a gravidade da lesão sofrida.

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?