Joelho inchado após entorse, como proceder?

A torção ou entorse do joelho é uma lesão extremamente dolorosa e pode acontecer durante caminhada simples e também durante a prática esportiva. Causada por um movimento de rotação mal executado, essa lesão pode sobrecarregar a cápsula articular e os ligamentos. O joelho inchado após entorse é um sintoma muito comum em todos os níveis de gravidade da lesão, sendo um sintoma bastante evidente que algo não está bem.

 

O joelho é a articulação mais importante do nosso corpo, sendo responsável pela nossa mobilidade e sustentação da carga. Composto por patela, fêmur e tíbia, e diversas outras estruturas, o joelho conta com a ajuda de diversos ligamentos para conseguir manter a sua mobilidade e controlar os movimentos que são realizados.

 

Os ligamentos mais suscetíveis a lesão são o ligamento cruzado anterior , ligamento cruzado posterior e os ligamentos colaterais medial e lateral. Diante de uma entorse, o paciente sentirá imediatamente uma dor intensa localizada na articulação, dificuldade para sustentar o peso na perna afetada e rigidez. Em alguns casos, também podem ser relatados de espasmos musculares e hematomas.

 

Os sintomas da entorse de joelho vão variar de acordo com a gravidade, indo de uma dor leve à moderada. Nos casos mais graves, o paciente relata uma dor que aumenta de intensidade com o passar dos dias e problemas para se locomover, uma vez que a articulação perde a sua capacidade de sustentação.

 

Os tipos de entorse de tornozelo são classificados de acordo com a gravidade:

 

  • Grau 1: essa lesão é caracterizada pela danificação de poucas fibras ligamentares, e o paciente relata dor leve e desconforto.
  • Grau 2: nesse caso há um maior comprometimento das fibras, mas sem perda da estabilidade da articulação. A dor relatada pelo paciente costuma ser moderada.
  • Grau 3: no tipo de entorse mais grave a uma ruptura completa do ligamento, sendo necessário na maior parte dos casos realizar uma cirurgia de correção.

Leia mais sobre: Entorse de tornozelo: graus de gravidade e abordagem terapêutica

O inchaço no joelho é um sintoma muito comum após uma entorse, podendo aumentar com a progressão do processo inflamatório. É muito importante buscar a orientação de um médico especialista para avaliar a lesão e determinar a sua gravidade e o tratamento a ser implementado.

 

Diagnóstico e tratamento do inchaço no joelho após entorse

 

Levando em consideração que o inchaço no joelho após a entorse é apenas um sintoma de uma lesão, é necessário buscar ajuda profissional para avaliar e iniciar o tratamento. O diagnóstico é feito através de uma avaliação física realizada no consultório e da realização de exames de imagem, como radiografia, ultrassom e a ressonância magnética.

 

O tratamento a ser implementado vai depender da gravidade e da extensão da lesão, sendo recomendado na maior parte dos casos o repouso, compressão e elevação do membro e aplicação de compressas de gelo. Em alguns casos o médico também pode recomendar a imobilização do joelho com a ajuda de uma tala ou órtese imobilizadora.

 

No caso de ruptura total do ligamento do joelho, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica para corrigir o dano causado e retomar a mobilidade do paciente. A fisioterapia também pode ser uma valiosa aliada desse processo, visto que ajuda no fortalecimento muscular e mantém a mobilidade da articulação lesionada.

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?