Edema Ósseo

 

O Edema ósseo é caracterizado por uma inflamação no osso, que comparada a uma fratura, apresenta uma menor gravidade e pode acontecer em qualquer osso, seria como se fosse um estágio antes de quebrar. Esse tipo de lesão é bastante comum entre atletas, pessoas que sofreram sobrecarga, quem quem tem doenças ósseas ou metabólicas; independentemente da modalidade ou faixa etária.

Juntamente com a contusão óssea, outras estruturas também podem sofrer lesões, como os ligamentos próximos e outras partes moles ao redor do osso lesionado: devido a inflamação.
Diante de uma contusão óssea, esse edema é formado por conta de um sangramento no tecido fibroso do osso (trabéculas), que ficam danificadas ou preenchidas de líquido inflamatório. Outros tipos de sangramento e inchaço também podem acontecer após uma contusão, causando hematomas ósseos (subperiosteal ou hematoma intraósseo).

Não existe um tipo específico de lesão que pode causar um edema ósseo, podendo acontecer durante a prática de esportes, quedas, acidentes automobilísticos, entorses, e eventualmente na fragilidade óssea aos pequenos esforços , entre outros. Alguns problemas de saúde, como a artrite, também podem causar edemas ósseos, por conta do ataque autoimune frenteao atrito das articulações que as superfícies dos ossos sofrem continuamente com o movimento

Quais os sintomas do edema ósseo?

Os principais sintomas dessa condição podem ser:

Dor e desconforto na região lesionada;
Inchaço na região e nos tecidos próximos;
Alteração na cor da pele da região;
Rigidez articular.

A dor causada pelo edema ósseo pode ser mais longa e mais intensa do que a causada por uma lesão nos tecidos moles, e a gravidade vai depender do volume ósseo afetado e de quais tecidos adjacentes foram envolvidos ou lesionados.

Diagnóstico e tratamento

Para determinar o tipo de lesão e a gravidade dos danos causados, o médico irá realizar uma avaliação clínica completa, analisando os sintomas apresentados pelo paciente, a área lesionada e seu histórico médico. Caso seja necessário, ele também pode solicitar alguns exames complementares, como o raio X. Embora a contusão óssea não possa ser identificada através desse exame, com a ajuda das imagens obtidas o médico pode descartar possíveis fraturas.

O tratamento para um edema ósseo pode incluir:

Reduzir o impacto e carga sofrido pelo osso, seja com o repouso ou a utilização de muletas;
Aplicação de compressas de gelo no local lesionado para diminuir a dor e o inchaço;
Elevação do membro afetado para controlar o inchaço;
Prescrição de medicamentos para dor e suplementação de cálcio;
Utilização de um dispositivo para limitar a movimentação, como uma cinta ou órtese principalmente para atletas que precisam retomar a prática de esportes;
Estabelecer uma dieta rica em proteínas, cálcio e vitamina D pode ajudar a acelerar o processo de recuperação.
Avaliar com médico do esporte prováveis doenças de base

Na maioria dos casos, o edema ósseo leva de seis a oito semanas para se recuperar totalmente, mas é importante considerar os fatores relevantes, como a idade e a saúde do paciente, e também a extensão da lesão. Quanto maior for o edema, maior também será o tempo necessário para a total recuperação.

Se tiver dúvidas entre em contato
@DraAnaPSimoes

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?