Dor na sola do pé ao correr, o que pode ser?

Nos últimos anos a prática da corrida se tornou bastante popular, principalmente por se tratar de um esporte acessível e democrático. Entretanto, embora seja uma atividade física que traz muitos benefícios para a saúde mental e cardiovascular, existem alguns riscos relacionados a esse esporte, como é o caso da dor na sola do pé ao correr.

 

Esses sintomas podem ser causados por diversos fatores, que vão desde problemas mecânicos ou até mesmo outras condições médicas subjacentes. Por esse motivo, é necessário avaliar o quadro cuidadosamente a fim de obter um diagnóstico assertivo e iniciar um tratamento o quanto antes.

 

O que causa dor na sola do pé ao correr?

 

Esse incômodo sintoma pode estar relacionado a diversas causas como veremos a seguir:

 

Fascite plantar

 

A fascite plantar é uma inflamação que afeta a fáscia plantar, uma faixa de tecido presente na sola do pé, conectando o calcanhar aos dedos. Essa é uma das causas mais comuns da dor na sola do pé, principalmente entre os praticantes de corrida.

 

Os pacientes com fascite plantar costumam relatar:

 

  • Dor aguda na base do calcanhar;
  • Sensação de queimação;
  • Dor intensa, principalmente nos primeiros passos pela manhã;
  • Desconforto que pode diminuir com a prática de atividades ou piorar com a realização de exercícios muito intensos.

Leia Também:  Existe cura para a fascite plantar?

Essa inflamação pode ser desencadeada pelo aumento súbito na intensidade da corrida, utilização de calçados inadequados e pisada pronada ou supinada.

 

Neuroma de Morton

 

O neuroma de Morton é uma doença dolorosa que afeta os nervos localizados entre os dedos do pé. Normalmente, essa condição afeta entre o terceiro e o quarto metatarso, causando espessamento do tecido ao redor do nervo.

 

Os principais sintomas dessa condição são:

 

  • Dor aguda;
  • Queimação na sola do pé;
  • Sensação de caroço ou protuberância sob o pé;
  • Dormência;
  • Formigamento.

 

Essa doença pode ser causada pelo uso de calçados muito apertados ou de salto alto por longos períodos com, realização de movimentos repetitivos, impactos excessivos no pé ou anormalidades estruturais.

 

Metatarsalgia

 

Esse processo inflamatório afeta a sola do pé causando dor intensa, frequentemente descrita como uma dor pulsante ou aguda que piora ao caminhar ou correr. Os pacientes que sofrem de metatarsalgia relatam dor na sola do pé que pode aumentar com a atividade reduzir com repouso, sensação de formigamento ou dormência, e sensação de protuberância, como se fosse uma pedra dentro do sapato.

 

Essa doença pode ser causada pela utilização de calçados apertados ou de salto alto, aumentos repentinos no peso, estruturas anormais no pé, entre outros fatores.

 

Como reduzir a dor na sola do pé ao correr?

 

O primeiro passo para reduzir a dor na sola do pé ao correr é realizar um repouso e aplicação de gelo para reduzir a inflamação e a dor. É necessário realizar as aplicações por 15 a 20 minutos diversas vezes ao dia, lembrando sempre de proteger a pele para evitar queimaduras a frio.

 

A utilização de palmilhas ortopédicas ou suportes de arco também podem ajudar a reduzir a pressão sofrida na sola do pé. Dessa forma, é possível redistribuir o peso corporal de uma forma mais harmônica e evitar condições como a fascite plantar e a metatarsalgia.

 

A utilização de calçados adequados é fundamental para os praticantes de corrida, mantendo a saúde dos pés e prevenindo condições como as que citamos. É fundamental contar com calçados com bom suporte para o arco e amortecimento de qualidade.

 

Caso o paciente sofra com problemas de pisada, esse fator é ainda mais importante, devendo escolher calçados compatíveis com a sua condição e o tipo de atividade física que é praticada.

 

Além disso, também é necessário buscar ajuda de um médico especialista para avaliar o quadro e determinar qual a melhor abordagem. O profissional poderá determinar a causa da dor na sola do pé ocorrer e estabelecer algumas intervenções médicas, como é o caso:

 

  • Medicamentos: os medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais ajudam a reduzir a dor e a inflamação, melhorando a qualidade de vida e permitindo a execução de atividades físicas.

 

  • Fisioterapia: a fisioterapia permite a implementação de exercícios de fortalecimento e alongamento, que ajudam a melhorar a funcionalidade dos tendões e músculos do pé. Além de aliviar a dor, ela também ajuda a prevenir novas lesões.

 

  • Injeções de corticosteroides: esse tipo de medicamento é indicado para um alívio da dor mais intenso, principalmente quando os medicamentos convencionais não contribuem para a melhora dos sintomas.

 

  • Cirurgia: a intervenção cirúrgica pode ser recomendada nos casos onde o tratamento conservador não aliviou os sintomas. Nesse caso, o médico pode realizar a liberação da fáscia plantar, remoção de neuromas ou correção de possíveis anormalidades estruturais.

Leia também: Dor na canela ao correr, o que pode ser?

Como prevenir?

 

A prevenção é a chave para evitar que a dor na sola do pé prejudique a sua prática esportiva e também a sua rotina. Para evitar esse problema, é fundamental estabelecer algumas medidas, como:

 

  • Utilização de calçados adequados;
  • Aquecimento e alongamento antes de iniciar qualquer prática esportiva;
  • Fortalecimento muscular;
  • Manutenção do peso saudável; dieta equilibrada;
  • Entre outros fatores.

 

Considerando que a dor na sola do pé ao correr pode ser desencadeada por diversas condições, busque ajuda de um médico ortopedista da sua confiança para realizar uma avaliação precisa do seu quadro. É necessário reconhecer os sintomas e buscar o tratamento adequado o quanto antes, de forma evitar complicações e proporcionar uma recuperação mais eficaz.

 

Me escreva se tiver dúvidas 

@draanapsimoes

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?