Dor na canela ao correr, o que pode ser?
A corrida de rua é um esporte que vem ganhando cada vez mais visibilidade, principalmente por ser de fácil adaptação e bastante democrática. Os atletas profissionais e amadores, em algum momento da prática do esporte, podem sentir dor na canela ao correr, sintoma que gera bastante preocupação e faz com que esses profissionais busquem cada vez mais ajuda de um ortopedista.
A dor na canela durante a corrida é bastante comum e pode afetar atletas de diversos níveis, inclusive os profissionais. Essa dor pode ser bastante incômoda e dependendo do caso pode cessar após o treino realizado. Entretanto, em alguns casos, essa dor pode evoluir e tornar o verdadeiro empecilho para os praticantes de corrida.
Mas qual seria a causa da dor na canela ao correr as dores que afetam a canela podem ser desencadeadas por um processo inflamatório na membrana responsável por envolver a tíbia, consistindo em uma dor de origem óssea. Quando a dor é de origem muscular esse processo inflamatório afeta o músculo e os tecidos presentes na parte anterior da perna.
Leia também: Dor na lateral da coxa durante a corrida – você já ouviu falar da Síndrome da banda iliotibial?
Quais são as principais causas da dor na canela ao correr
O processo inflamatório que causa a dor na canela ao correr pode ser causado por diversos fatores. Veja a seguir as principais causas dessa dor e como elas podem afetar o seu dia a dia:
- Excesso de peso: pacientes que se encontram com sobrepeso acabam sofrendo com uma sobrecarga dos membros inferiores em decorrência da prática de exercício físico ser maior do que o suportado.
- Treinos: a duração e intensidade dos treinos implementados pelo atleta também podem fazer diferença. O aumento súbito da intensidade do volume desses treinos pode causar a sobrecarga no osso da canela e fazer com que se inicie um processo inflamatório.
- Calçados inadequados: é muito importante utilizar calçados adequados para a prática de corrida evitando que as estruturas sofram Impacto desnecessário durante o exercício. A utilização do sapato incorreto para praticar a corrida de rua pode ser um fator primordial para o desenvolvimento de dor na canela.
- Falta de alongamento e de aquecimento: atletas que não realizam o aquecimento e o alongamento antes e depois das corridas podem favorecer a sobrecarga e prejudicar as estruturas do corpo.
- Pisada incorreta: desvios no tipo de pisada podem fazer com que a tíbia sofra uma sobrecarga inadequada, desencadeando um processo inflamatório e dor.
Leia também: Corrida de rua para iniciantes: dicas, como participar e riscos- Participação no Eu Atleta
Sintomas e diagnóstico de canelite
Independentemente da causa da canelite, essa condição pode ser classificada de duas formas, sendo aguda e sub aguda. A canelite aguda causa do incapacitante necessita de um tratamento específico para evitar o agravamento. Nesse caso, o paciente precisa suspender as atividades até que o tratamento consiga resultados.
No caso da canelite sub aguda, a dor sentida pelo atleta pode ser mais moderada, e pode ser tratada com abordagens mais simples. Como se trata de uma dor menos intensa não é necessário interromper completamente as atividades físicas.
O diagnóstico da canelite é fundamental para determinar qual o melhor tratamento para o paciente. Isso é fundamental para que o profissional entenda quais são as causas da canelite Para que sejam implementadas medidas específicas.
Inicialmente, pode ser recomendada a realização de repouso e redução das atividades que possam gerar sobrecarga na Tíbia. Nem sempre será necessário interromper as atividades físicas, mas adequá-las às necessidades e capacidade do seu corpo. Além de medicamentos para a dor e a inflamação, o médico também pode solicitar a realização de sessões de fisioterapia para redução da dor e inchaço do paciente.
Em alguns casos, principalmente quando a canelite é causada por problemas de pisada, também podem ser recomendadas a utilização de palmilhas ortopédicas sob medida para aliviar a sobrecarga e proporcionar uma pesada mais correta. Independentemente do caso, é necessário contar com a ajuda de um médico de confiança para uma correta avaliação e início do tratamento o quanto antes.
Escreva em caso de dúvidas
@draanapsimoes
Dra. Ana Paula Simões Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.