Cirurgia para joanete, quais as estratégias mais usadas?

O joanete é uma deformidade óssea que resulta numa saliência que incomoda muitas pessoas, e afeta o dedão do pé. Essa deformidade acaba causando dor e impedindo que o paciente realize algumas atividades, como usar determinados calçados,  correr ou caminhar.

 

A saliência óssea que se apresenta na articulação do dedão pode ser causada por diversos razões:

 

  • Traumas;
  • Problemas congênitos que afetam o pé;
  • Fatores hereditários;
  • Artrite;
  • Gota;
  • Utilização de calçados muito apertados;
  • Entre outras.

 

Além da dor que afeta diretamente a articulação afetada, o paciente com joanete também pode apresentar um calo formado na região interna do dedão, projeção do dedo para a parte interna do pé, inchaço vermelhidão

 

Qual o tratamento ideal para joanete no pé?

 

É muito importante que diante dos sintomas o paciente busque a orientação de um médico especialista. O diagnóstico precoce dessa condição possibilita a prevenção da evolução através de uma abordagem conservadora que inclui algumas mudanças, como evitar calçados que possam aumentar a pressão sofrida pelo dedo afetado.

 

Entretanto, nos casos mais avançados, a intervenção cirúrgica costuma ser a abordagem mais indicada pelos profissionais. Isso porque o tratamento conservador tem como foco combater os sintomas causados , mas não consegue resolver o problema em definitivo.

 

Pacientes que passaram pelo tratamento conservador e não conseguiram a melhora dos sintomas ou do desconforto causado pela dor geralmente são bons candidatos para a cirurgia de joanete no pé.

 

Tratamento cirúrgico de joanete 

 

Por se tratar de uma condição permanente, o joanete costuma ser tratado através da correção do problema de forma cirúrgica. O tipo de cirurgia a ser realizada vai depender do tipo de joanete apresentado pelo paciente e das características da sua condição.

 

A cirurgia mais comum consiste no realinhamento ósseo através de cirurgias minimamente invasivas. Graças aos benefícios dessa abordagem, esse tipo de cirurgia vem dando lugar a tradicional cirurgia aberta de joanete.

 

Além de ser realizada de maneira mais prática, a cirurgia minimamente invasiva também contribui para uma melhora mais rápida e a redução do tempo de recuperação do paciente. No caso do joanete , a abordagem mais utilizada se faz com osteotomia e a exostectomia, e esse tipo de joanete onde fazemos o  realinhamento ósseo da articulação.

 

A cirurgia percutânea voltada para o tratamento de joanete é uma abordagem minimamente invasiva e é feita através de pequenos orifícios no dedo afetado. 

 

Se restaram dúvidas : escreva!

@DraAnaPSimoes

 

Dra. Ana Paula Simões
Médica do esporte, ortopedista e traumatologista, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo e pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?